Nesta quarta feira, a Entertainment Software Association (ESA) cancelou oficialmente a Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3, devido a ameaça do Coronavirus, seguindo a tendência de diversos outros eventos. A organização Mundial da Saúde já considera o vírus uma Pandemia e um evento onde milhares de pessoas de diversas partes do mundo se encontram (muitas vezes em local fechado) pode ser um grande catalisador de uma crise ainda maior em relação a doença.
“Estamos explorando opções com nossos membros para coordenar uma experiência online para divulgar anúncios da industria em junho de 2020.” Disse ESA em comunicado oficial.
Imediatamente após o cancelamento do evento, algumas empresas começaram a anunciar seus eventos digitais. Em sua conta no Twitter, Phil Spencer (chefão do Xbox), disse que a Microsoft irá realizar um “evento digital do Xbox” para mostrar sua “próxima geração de jogos”, mais detalhes sobre o evento serão anunciados nas “próximas semanas”.
Um representando da Ubisoft disse ao site Polygon que a empresta também estaria interessada em explorar novas opções para experiências digitais em relação a eventos, ainda não se tem informação de datas.
É esperado que todas as empresas que costumam fazer o showcase de seus eventos no palco da E3 preparem a apresentação de forma digital e distribuam em suas redes, o que pode ser preocupante para a E3, que ja vinha perdendo alguns grandes nomes da indústria como a Sony e a EA. Caso o restante das empresas se sinta um resultado confortável nestas apresentações online, a E3 perde ainda mais força.
Caso tudo seja resolvido, como é esperado, o desenrolar da E3 2021 será o maior indicador de como o evento vai seguir ao longo dos próximos anos.