A primeira fase de Portões de Oblivion chegou no dia 08/03 para PC, Mac e Stadia e dia 16/03 para Xbox One e PlayStation 4 em The Elder Scrolls Online com a DLC de dungeons Flames of Ambition. Essa extensão serve como base para a história que será contada na aventura anual de Portões de Oblivion, que será continuada com o capítulo Blackwood.
The Cauldron
Localizada em Deshaan, The Cauldron – que a tradução é literalmente “O Caldeirão” – aparentemente é uma mina ao oeste de Narsis, porém aparências são enganosas. Ao entrar nela, você logo vê Lyranth conversando com Drathas, um dunmer que está pedindo que ela o ajude a salvar sua família.
Aparentemente, Lyranth tem uma barganha com Drathas, e aparentemente ela não irá conseguir cumpri-la enquanto a mina estiver cheia de monstros e a família de Drathas cativa. Por isso, ela irá recrutar o jogador para ajudar na tarefa. O diálogo entre ela e o jogador muda de acordo se o personagem usado já realizou algum conteúdo do jogo base ou da DLC Imperial City com ela como NPC.
Não demora para percebermos que a mina está tomada pelo reino de Mehrunes Dagon – com fogo e lava para todos os lados – e que um ritual de um culto chamado “Ordem da Chama Desperta” (Order of the Waking Flame) está tomando parte, o que responde por que a família de Drathas foi capturada.
No caminho, encontramos vários adversários que estão tentando eliminar os jogadores e prender Lyranth para usar seus poderes. Claro, apesar do objetivo original ser ajudar Drathas e Lyranth, fica claro que a Ordem da Chama Desperta precisa ser impedida, algo que Lyranth já está trabalhando desde que começou uma jornada em tornar a vida dos seguidores de Mehrunes Dagon mais difícil – algo que ela revela em diálogo.
São cinco os bosses presentes em The Cauldron, cada um deles com mecânicas e combates diferentes, que precisarão da atenção de todos os membros do grupo, por isso não fique parado.
O primeiro e segundo bosses terão minions que aparecerão de vez em quando, que serão problemas para o Tank e o suporte, então é do interesse dos DPSes em desviar de vez em quando o dano no boss para esses novos adversários para evitar que os problemas se acumulem. Também tome cuidado em não deixar que os danos causados em área se acumulem, mantenha-se em movimento!
O combate com o terceiro boss é um tanto simples: Mate tudo que aparecer o mais rápido possível, não toque na lava, não se queime! Apenas esteja com sua habilidade de interrupção pronta em sua barra de ataques principal.
O quarto boss não é exatamente um boss, mas sim ondas de monstros que os jogadores devem enfrentar enquanto realizam a mecânica para destruir a construção que está mantendo Lyranth prisioneira.
Esse combate não tem segredo: Acabem com os inimigos, em seguida um membro do grupo cria um caminho com o óleo para destruir o dispositivo.
O boss final é mais complicado. Além dos tradicionais ataques em área e invocação de minions, o Baron Zaudus irá invocar pilares especiais que se espalham pela área e que causam dano. Os DPSes precisarão dedicar um pouco do seu tempo para destruir esses pilares para evitar que o grupo inteiro morra, ou usar um efeito especial para causar dano extra no boss ou transformar os pilares em aliados para o grupo.
Os quatro conjuntos de equipamentos adicionados nessa dungeon são: Unleashed Ritualist Set (armadura leve); Dagon’s Dominion Set (armadura média); Foolkiller’s Ward Set (armadura pesada); e Baron Zaudrus Set (monster helm – adquirida apenas na dificuldade Veterana e disponível nos três tipos de armadura).
O set Unleashed Ritualist parece ter sido feito para classes que utilizam a mecânica de pets – como sorcerers e wardens – e magicka como recurso primário, porém fora o bônus extra em magicka, não vejo muita vantagem em usar ele. O set Dagon’s Dominion adiciona uma quantidade legal de dano com armas e de stamina, incluindo o aumento de dano para habilidades de área, que dependendo o tipo de arma que se usa não são muito altas ou numerosas. Já os sets Foolkiller’s Ward e Baron Zaudrus são sets criados para tanks, mas encaixá-los em uma build requer trabalho visto o modo como os recursos são distribuídos.
Black Drake Villa
A segunda dungeon leva o jogador para a Costa Dourada, em uma antiga casa de campo dos Imperadores Longhouse. Os motivos para o personagem do jogador estar lá são irrelevantes, o que realmente importa é que imediatamente Eveli estará visível e chamando o personagem para uma conversa.
O diálogo com Eveli muda de acordo se o personagem que o jogador está usando interagiu com ela ou não no conteúdo da DLC Orsinium, mas como ela é bem faladeira, logo somos informados sobre ela ter sido contratada para recuperar um livro que está localizado na biblioteca da mansão. Deixando de lado a falta de profissionalismo da Eveli, os jogadores concordam em ajudar.
Eu gostei muito dessa dungeon. Enquanto The Cauldron é uma dungeon desafiadora, a Black Drake Villa possui side bosses e uma espécie de sidequest que é possível completar enquanto segue o objetivo normal da dungeon. Basicamente, os jogadores precisam fazer duas coisas: encontrar as entradas secretas para as áreas com os bosses extras e recolher alguns fantasminhas – chamados de “fragmentos de avatares” (Avatar Fragments) – enquanto segue pelas áreas, cada jogador precisa recolher 30 deles durante o andamento.
Além de dar mais loot e status bônus a cada side boss derrotado, após derrotar o primeiro deles fica disponível essas plataformas que transformam os personagens dos jogadores em gigantes de gelo que dão dano extra nos inimigos e permitem o uso de uma habilidade de área que é extremamente útil, principalmente se o grupo está ficando sobrecarregado com os minions dos bosses.
São três os bosses normais da Black Drake Villa, porém são sete se contar com os bosses adicionais.
O primeiro boss foi o que eu considerei mais problemático, visto que é muito fácil o grupo ficar sobrecarregado com o número de minions e mecânicas que se adicionam com o andar do combate, o boss também tem ataques muito pesados, o que pode dificultar a vida do tank e gastar muitos recursos. O ideal nesse combate é que os DPSes lidem imediatamente com os minions quando eles aparecem e utilizem a mecânica do gigante de gelo para causar mais dano quando as coisas ficarem muito apertadas.
O segundo boss não é mais difícil, mas precisa de mais atenção em relação aos minions. A vida do boss é bastante elevada e espalha armadilhas pelo campo de combate, além de atacar um jogador aleatório de tempos em tempos causando um dano que pode ser letal para um personagem com vida muito baixa. Os DPSes também devem ficar atentos a arqueiros pelo campo que utilizam um ataque que causa um dano alto e nocauteia o personagem, então é necessário interromper esse ataque o mais rápido possível.
O boss final não considerei necessariamente difícil, mas ele tem duas fases que possuem algumas mecânicas que podem ser letais para jogadores desavisados ou desatentos.
Na primeira fase, o boss irá ter alguns efeitos de área e minions que causam dano contínuo, além de um sopro de fogo que pode causar um dano elevado. O suporte terá que ficar de olho na vida de todo mundo e manter os status negativos aplicados nos jogadores sob controle.
Na segunda fase, o maior complicador é o espaço limitado. O boss irá fugir para o interior da construção e irá ficar em uma plataforma que irá ficar em chamas de tempos em tempos, ficar no fogo é morte na certa, então os jogadores precisam pular para o fosso e usar um dos gêiseres para saltar no ponto da plataforma que não está em chamas e atacar o boss. Há a opção de ficar no fosso e atacar a distância, porém há monstros lá dentro o que fará manejar recursos um pouco mais difícil, melhor ficar na plataforma.
Os quatro conjuntos de equipamentos adicionados nessa dungeon são: True-Sworn Fury Set (armadura leve); Kinras’s Wrath Set (armadura média); Drake’s Rush Set (armadura pesada); e Encratis’s Behemoth Set (monster helm – adquirida apenas na dificuldade Veterana e disponível nos três tipos de armadura).
Além de ter sido a dungeon que eu mais gostei, também achei os sets dela mais interessantes. O set True-Sworn Fury a princípio parece ser pouco útil já que aumenta o dano mágico crítico quanto menos vida o personagem tem, porém ele é muito interessante para personagens que são vampiros, dado que uma das habilidades aumenta seu dano conforme se perde vida, então a combinação certa de equipamentos e habilidades pode resultar em algo bem letal. O set Kinras’s Wrath chama bastante a minha atenção não só por conta dos bônus em dano, mas principalmente por ter uma mecânica que dá buffs bastante úteis ao personagem, perfeito para jogadores que valorizam ataques pesados. Já o Drake’s Rush é muito bom para um tank procurando por um boost em stamina, além de dar um bônus legal na defesa legal para os outros membros do grupo.
Vale a pena comprar Flames of Ambition
O tema de Flames of Ambition é “fogo”, e não esperaria menos de duas dungeons que servem como a primeira parte de uma história que tem Mehrunes Dagon como antagonista, e faz jus ao nome, já que sua tradução para o português fica como “Chamas da Ambição”.
No geral, as quests não são necessariamente um grande ponto forte se você não é do tipo de dissecar a lore, já que eu não consegui ver onde as duas se encontram ou outra coisa que elas teriam em comum fora os inimigos das duas usarem fogo. Elas são bem divertidas de jogar, serve bem como um desafio para os jogadores, principalmente na dificuldade veterana, especialmente a Black Drake Villa, onde me vi querendo fazer ela diversas vezes por ter gostado tanto.
Se você é um jogador que adora a lore de The Elder Scrolls Online e deseja dissecar ela antes do lançamento de Blackwood, ou gosta de novos desafios, seria interessante pegar ela agora. Caso seja um amante mais casual da lore e não é tanto a fim de completar dungeons conforme ela sai, espere o lançamento do capítulo para começar a jogar.
The Elder Scrolls Online: Flames of Ambition está disponível para PC, Mac, Google Stadia, PlayStation 4 e Xbox One. A DLC pode ser adquirida na sua versão padrão por 1,500 crowns na Crown Store ou na versão Collector’s Bundle por 4,000 crowns – que inclui a montaria Falinesti’s Faithful Totem Elk, o pet Clearspring Striped Fawn, e cinco pergaminhos de experiência.