Teel me Why é o novo título da DontNod Entertainment, a responsável pelo desenvolvimento de Life is Strange – um jogo que certamente ficou marcado na memória de várias pessoas. Uma aventura narrativa com uma temática “delicada”, será que Tell me Why trará somente polêmicas ou trará as respostas que procuramos?
BREVE APRESENTAÇÃO e MECÂNICAS
Tell me Why é um jogo da Xbox Game Studios, desenvolvido pela DontNod (responsável pelo desenvolvimento de Life is Strange e Life is Strange 2 entre outros). Localizado com legendas em português e disponível para GamePass. Neste thriller intimista, Tyler e Alyson usam seu vínculo especial para desvendar as memórias da sua infância amorosa, porém problemática em uma bela cidade do Alasca.
Visualmente falando, Tell me Why escolhe a simplicidade para se comunicar com o jogador. Informa tudo da melhor maneira possível e empresta os melhores elementos da interface de Life is Strange (fontes que podem ser lidas com clareza, a opção de abrir um menu de leitura quando pegamos um papel escrito “a mão” etc.).
Assim como as aventuras narrativas que já conhecemos, em Tell me Why o gameplay é focado na possibilidade do jogador tomar as decisões enquanto a história se desenrola, em alguns casos apenas observamos e decidimos o que fazer dentro de um determinado espaço de tempo e em outros casos nos é dado uma liberdade maior para andar por um determinado cenário e decidir o próximo passo da narrativa com mais tranquilidade.
Embora em Tell me Why não haja grandes mudanças nesses aspectos, há mudanças e coisas interessantes que merecem ser consideradas.
O processo de decisão é em em certas ocasiões dividido em dois momentos: decidir se irá manifestar sua posição naquela situação e em seguida decidir qual é a sua posição naquela situação. Para exemplificar, imagine um momento em que um dos protagonistas lhe faz uma pergunta. É dado a você um tempo para apertar o botão, nesse momento vc está decidindo se irá ou não responder à pergunta. Caso você aperte o botão o tempo continuará passando você então receberá as opções para escolher a sua resposta.
Não é nada fora do normal, mas é interessante como em alguns momentos a sensação que temos é a de que devemos apertar o botão para responder, quando claramente não é necessário.
E a mecânica nova de Tell me Why é a de caçar as memórias nos ambientes em que estamos. Essas memórias são importantes para a progressão da história e a sua bússola é a vibração do controle, que reage à proximidade daquele pedaço de memória que devemos encontrar.
O jogo contém puzzles que são bem interessantes e exigem nossa atenção na história. Além disso tudo Tell me Why também considera nossas respostas para determinar nossas relações sociais, não é uma novidade, mas provavelmente é bem impactante no desenvolvimento da narrativa e provavelmente da história de um modo geral.
GAMEPLAY, HISTÓRIA E NARRATIVA
Tell me Why traz a história de Alyson e Tyler irmãos que estão se reunindo após dez anos separados devido a um assassinato aparentemente cometido por um dos irmãos.
Um ponto muito importante e extremamente relevante é a discussão trazida ao jogo sobre ideologia de gênero e discutindo com base real como é a vida de uma pessoa trans.
Qualquer deslize nessa análise poderá estragar a experiência de quem ainda não jogou Tell me Why, assim tentaremos ao máximo desviar de informações que devem ser descobertas durante o jogo, chamando os personagens pelo nome evitando uso de artigos definidos (o, a, os, as) se for necessário.
A história de Tell me Why é construída de uma maneira bem ardilosa. Ela aponta para uma direção e nós seguimos na direção que ela aponta, caímos como patinhos até percebermos o quanto estávamos sendo “enganados”. Essa é boa parte da diversão ao entrarmos na história de Tell me Why. Qualquer informação prévia estraga completamente esse momento saboroso de ser enganado pela narrativa.
Do nosso encontro com os personagens ao momento que os conhecemos e começamos a participar de suas vidas, tudo pare ter sido cuidadosamente construído de forma que vamos conhecendo aos poucos cada um dos personagens e seus dramas ao longo de algumas horas.
Passamos um bom tempo conhecendo os personagens nessa história que segue a passos lentos e em alguns momentos parecem lentos demais.
A questão é que o primeiro capítulo (por sinal o único que será analisado aqui) é a introdução aos personagens e à história de suas vidas, ao drama de Tyler e Alyson diante da questão da morte se suas mães e da relação que isso aparentemente tem com a questão de gênero dos irmãos.
Ao passo que a história se desenrola, essa questão de gênero é tão bem trabalhada que chegamos a sentir na pele como é desconfortável a forma como as pessoas recebem o personagem. Nada é feito na intenção de expor e impor uma ideia específica. Ao contrário disso, as situações são perfeitamente normais, situações que qualquer um deve ter encontrado em algum momento. Cabe também dizer que muitas vezes o desconforto de quem vê deve ser maior do que o do personagem que pode levar as situações com certo jogo de cintura e bom humor, mas isso depende das suas decisões.
Oura coisa bem interessante a respeito da história de Tell me Why é que tudo está aparentemente muito fluido e é difícil perceber se alguma decisão irá realmente influenciar na história ou é meramente um elemento narrativo. Há sim indicações de quando alguma relação social é afetada pela sua decisão, bem como de quando alguma relação está em jogo. Há um momento aparentemente claro para escolhermos um caminho dos dois possíveis.
As relações sociais, da forma como são construídas são bem naturais e o jogo opta por tentar manter as situações de forma coerente com a realidade daquele mundo, bem como criar outras que são perfeitamente aceitáveis. Tanto nos diálogos quanto nas interações.
Mesmo com todo esse esforço do jogo, encontramos alguns momentos em que um ou outro personagem poderia estar agindo de forma menos “preguiçosa” e nessas horas nos sentimos não dentro de uma história, mas sim carregando a história de alguém. São poucos os momentos em que somos jogados para fora da história com isso, mas eles existem.
Por fim, vamos (dar um pequeno spoiler e) comentar sobre a interação dos gêmeos (este é um spoiler) Tyler e Alyson. É de conhecimento geral as histórias de que gêmeos podem muitas vezes compartilhar sensações e isso parece ser um fato que ainda não se sabe como e por que acontece. Tell me Why usa e abusa desse elemento, criando uma relação profundamente intimista quando descobrimos que os gêmeos são capazes de compartilhar pensamentos e memórias (este é outro spoiler).
O jogo usa esse elemento para tornar o jogador onisciente dos fatos e deixar isso natural dentro do mundo de Tell me Why.
CONCLUSÃO
Tell me Why bebe da fonte de Life is Strange, trazendo bons elementos de interação com o jogador e entrega uma história que é interessante e que poderá ser motivo de polêmica pra alguns jogadores com a mente fechada, talvez não tanto quanto o beijo da Ellie em The Last of Us 2, mas certamente um murmúrio, já que um assunto da mesma linha é abordado aqui (sem pretensão alguma de ser o foco do jogo).
O primeiro episódio caminha a passos lentos, tomando cuidado para nos apresentar detalhadamente os personagens e seu drama comum. Não é possível concluir quanto necessária é essa apresentação demorada, mas certamente conseguimos nos tornar próximos de Tyler e Alyson e sentir de perto seu drama enquanto procuramos entender os por quês que o jogo apresenta.
Se você procura uma história séria, com conteúdo intrigante e personagens carismáticos, Tell me Why é sua próxima aventura narrativa.