A Ubisoft surpreendeu a todos com o anúncio um tanto prematuro de um novo Far Cry levando em consideração o Far Cry 5, lançado em março de 2018.
O mesmo aconteceu com a franquia Assassin’s Creed onde tivemos o Origins, lançado em 2017 e o Odyssey chegando no ano seguinte. Porém, ao contrário do que todos acreditavam, Assassin’s Creed Odyssey acabou sendo uma grata surpresa.
Será que Far Cry New Dawn foi capaz de surpreender positivamente? A resposta é sim, mas com ressalvas.
Um novo mundo após Far Cry 5
Far Cry New Dawn se passa 17 anos após o fim do último jogo, onde Joseph Seed detonou uma bomba atômica que dizimou toda a população em Hope County.
Os poucos sobreviventes que ali estavam, depois de tanto tempo isolados, voltaram a superfície e começaram a reconstruir sua comunidade e levar uma vida pacífica.
Mas, como nem tudo são flores, em meio a pessoas com esperança de uma vida tranquila e feliz, surgem aqueles que buscam tomar o controle, a todo custo, por meio da opressão.
É aí que somos apresentados as vilãs da vez, as gêmeas Mickey e Lou, líderes de uma gangue intitulada Salteadores que aos poucos dominam cada canto em Hope County.
As irmãs são implacáveis e não levam desaforo para casa, capazes de atingir níveis de crueldade extremos para provar o seu ponto.
Como acontece em todo game da franquia, a primeira aparição do vilão sempre busca impactar a nós, jogadores, de forma a nos motivar a entrar naquela jornada de cabeça e proteger os mais fracos.
Apesar de não chegarem aos pés de Vaas, para mim ainda o melhor vilão da franquia, a dinâmica das gêmeas é muito boa e elas roubam a cena em suas aparições.
Desta vez tomamos controle de um capitão, ou capitã, isso mesmo, podemos escolher o gênero do protagonista, que é braço direito de um homem chamado Thomas Rush.
Rush tem feito trabalhos comunitários em todo o país com sua equipe especializada, ajudando as comunidades a se reerguer e não pensa duas vezes quando Carmina, uma das personagens principais, lhe pede ajuda.
Visual estonteante
Algo que não podemos negar em se tratando da franquia Far Cry é o primor gráfico apresentado em cada game. New Dawn abusa de ambientes coloridos e apresenta locais únicos e muito belos.
A água foi um dos fatores que mais me impressionou, juntamente com a fauna e a flora. O modo fotografia incluso no game é um recurso obrigatório para capturar cada momento.
Eu pude vislumbrar os gráficos no Ultra e a 60FPS utilizando uma GeForce GTX 1070ti, cedida pela NVIDIA que proporcionou o melhor em termos de desempenho/qualidade.
Mais do mesmo… porém muito divertido
A franquia Far Cry segue a mesma fórmula a alguns anos com seu mundo aberto, missões secundárias e diversas atividades para se fazer enquanto exploramos as inúmeras ambientações que o jogo nos apresenta.
Em New Dawn não é diferente. Logo após o confronto inicial com as gêmeas, somos apresentados a Prosperity, nossa Safe House principal e a partir dali começamos nossa jornada.
Os famosos postos avançados dominados por inimigos estão de volta, o mundo continua bem vivo, com os salteadores transitando pelas estradas, assim como viajantes que estão indo de um lugar para outro.
A vida selvagem continua sendo um ponto forte, com diferentes animais que podemos caçar e esfolar para trocar suas peles por recursos.
Cada canto do mapa é totalmente explorável, com exceção das áreas totalmente tomadas por radiação.
Criando seu arsenal
Uma novidade apresentada em New Dawn é a possibilidade de ser criar armas, principais e secundárias, com base nos inúmeros recursos que são coletados mediante a exploração.
Nosso arsenal é dividido em armas de nível 1, 2 e 3, que obviamente influenciam no dano causado aos inimigos.
Além das armas, temos lojas específicas para criação de veículos, bombas, dinamites, cultivo de plantas, compra de mapas que indicam recursos valiosos e mais.
Para evoluir cada loja é necessário a coleta do Etanol, que pode ser conseguido principalmente ao se dominar postos avançados de inimigos.
É de extrema importância manter sua comunidade atualizada, pois com o avanço da história os inimigos ficam cada vez mais fortes. Caso você esteja com um arsenal nível 2 e se depare com inimigos já no level 3, terá problemas.
Temos também a nossa disposição o menu armas de aluguel, que nada mais é do que companheiros que irão nos ajudar em cada missão. Contamos com pessoas e animais, cada um com habilidades distintas que podem lhe dar vantagem em combate.
Parece muito para administrar, mas tudo é bastante intuitivo e com pouco tempo de jogo já ficamos bem à vontade com todas as possibilidades, que estão bem distribuídas nos menus.
Árvore de habilidades simples e precisa
Um ponto crucial em jogos como Far Cry é a árvore de habilidades disponibilizada ao jogador.
Em New Dawn não é bem uma árvore, mas sim uma lista de habilidades que podem ser conseguidas com pontos que ganhamos em missões e desafios.
Temos desde habilidades para carregar mais armas, planar ao saltar de uma altura considerável, arrombar cofres, eliminar mais de um inimigo furtivamente, entre outras.
Tudo muito conciso e simples, ao invés de uma lista enorme com uma dúzia de habilidades que não serão utilizadas.
Diversão garantida
Far Cry brilha quando falamos em diversão. Seu mundo vivo contribui bastante para isso. É simplesmente incrível transitar pelo mundo, a caminho de alguma missão, e se deparar com inimigos na estrada que logo te atacam.
Interromper sua jornada atual para assaltar um caminhão de etanol ou recursos conduzido pelos salteadores, ajudar moradores locais em embates.
Somos surpreendidos por animais selvagens que espreitam pelas florestas, desde Ursos, tigres, lobos, etc.
Além disso, temos também a história principal que nos envolve, principalmente com adição de bons vilões, que sempre foi um ponto forte na franquia desde Vaas.
Vale a pena?
Apesar de não apresentar grandes novidades se comparado ao seu antecessor, New Dawn é divertido e traz boas surpresas e momentos tensos.
A jogabilidade segue com a qualidade empregada pela Ubisoft a anos, tornando tudo bem simples e intuitivo.
Se você é um amante da franquia, ou irá embarcar neste mundo agora, sem dúvida terá boas horas de diversão e uma história com mistérios e momentos de tirar o fôlego.