Apresentação
Em 2018, o ator e diretor John Krasinski chamou a atenção dos amantes de filmes de terror ao apresentar A Quiet Place (Um Lugar Silencioso, no Brasil), um filme pós-apocalíptico onde somos apresentados a criaturas que não enxergam e se locomovem através do mínimo de ruído no ambiente, então para sobreviverem, os humanos restantes precisam se locomover fazendo o mínimo barulho possível. A ideia foi muito bem recebida pela crítica e também pelo público, o que rendeu mais 2 filmes, uma sequência e um prequel, que também fizeram sucesso.
Eis que no ano de 2021, a Saber Interactive apresentou uma ideia de spin-off da trilogia para um jogo de videogame, com a produtora Stormind Games sendo anunciada como responsável pelo projeto nesse ano de 2024, prometendo trazer mecânicas baseadas nos filmes que fizeram sucesso, mas será que essa fórmula funcionou?
História
Antes de falar sobre a história, é importante dizer que a Franquia A Quiet Place conta os dias a partir do momento da invasão das criaturas na terra, tenham isso em mente.
O jogo se inicia no Dia 105 e estamos no papel de Alex, que junto com seu parceiro Martin, foram investigar um lugar à procura de comida para o Hospital em que estão abrigados, junto com outras pessoas, porém, logo ao tentarem sair do local, a criatura aparece e num ato heróico Martin se sacrifica para que Alex possa se salvar.
Saltando cerca de 14 dias, estamos agora no Dia 119, e Alex está em seu quarto no Hospital, seu pai, Kenneth, entra no quarto e Alex conta a ele sobre um lugar que ela descobriu que foi transformado em um posto da Guarda Nacional e que eles têm bastante suprimentos, Alex diz que vai até o local, mas Kenneth a proíbe, já que ela está grávida de Martin, e diz que será melhor eles ficarem no hospital para que ele possa cuidar dela.
Depois de andar pelo Hospital e encontrar alguns remédios, Alex volta para o seu quarto e adormece, porém ao acordar, a mãe de Martin, Laura, está lá e descobre a gravidez de Alex, Laura a culpa pela morte de Martin e como não quer perder outro membro da sua família, tranca Alex no quarto, mas ela escapa com a ajuda de seu pai, porém, Laura descobre e com a ajuda de Mark, outro membro do Hospital, ataca Kenneth, mas o barulho acaba atraindo a criatura para dentro do local, Alex escapa de lá e agora precisa encontrar o posto da Guarda Nacional e tentar descobrir o que aconteceu com o seu pai.
A história do jogo é bem simples e sem muita enrolação, ela vai bem direto ao ponto, porém, isso não quer dizer que o jogador não vai prender o jogador, com apenas algumas horas de jogo você já se sente apegado aos personagens e principalmente a Alex, nossa protagonista, os produtores trabalham bem no enredo.
A campanha dura em torno de 8 a 10 horas, o que pode parecer curto para alguns jogadores, mas pra mim foi o tempo ideal, sem muita enrolação e a jogabilidade compensa e muito esse tempo.
Jogabilidade Imersiva
Com toda a certeza, o ponto alto do jogo é a sua jogabilidade, pois assim como eu falei no início dessa análise, eles prometeram que iriam trazer várias mecânicas baseadas naquilo que vemos no filme, e eles conseguiram cumprir, a todo momento você precisa fazer o mínimo de barulho possível para que a criatura não acabe vindo atrás de você e te mate, e cada passo que você dá, dependendo de onde você pisar ou esbarrar, irá fazer um barulho que irá atrair a criatura e já era, Game Over. Isso deixa o jogo bem assustador e também totalmente imersivo, fazendo você se sentir dentro de um dos filmes mesmo.
Claro que nem tudo serve para atrapalhar o jogador, você também pode usar itens do cenário e também do seu inventário para atrapalhar a criatura, como quando ela estiver atrapalhando o seu caminho, você pode jogar pedras ou garrafas para outro lado e atrair a atenção da criatura para aquele lugar, abrindo brechas para prosseguir, mas claro que tudo deve ser pensado e feito da maneira certa.
O jogo também traz um sistema de controlar a doença da nossa protagonista, pois ela tem asma, então terá diversos momentos em que se ela fazer o mínimo de esforço possível ou estiver muito perto do perigo, ela pode sofrer uma crise e isso pode acabar com a sua gameplay, então é preciso ter muita atenção e controlar a situação sempre que possível.
O jogo também fornece ao jogador armas de fogo, no caso somente uma, para se proteger da criatura, porém, assim como nos filmes, a munição é bem escassa e a arma não é feita para atirar a todo momento, somente em momentos específicos, então o jogador precisa pensar bem antes de usá-la.
O Silêncio é Primordial também fora do jogo
O jogo também traz um sistema pouco usado, mas que traz uma imersão ainda maior, o uso do microfone, um jogo em que isso foi muito bem implantado foi em Alien Isolation, jogo de 2017 spin-off da Franquia Alien, ao ativar, qualquer ruído ou barulho que seja captado no seu microfone, será escutado pela criatura e ela virá atrás de você, o que deixa o jogador ainda mais apreensivo, imagina você está lá jogando e do nada solta um grito ou até mesmo o barulho de algo do lado de fora da sua casa seja captado pelo microfone, é game over na hora e você precisará voltar do último checkpoint.
Claro que você pode ajustar a sensibilidade do microfone e fazer com que seja captado o mínimo de ruído possível por ele, mas pra quem quer uma experiência bem aterrorizante, esse é um recurso muito legal e bem-vindo.
Gráficos e Performance
A Quiet Place: The Road Ahead é mais um jogo que foi feito totalmente na Unreal Engine 5, trazendo belíssimos gráficos, expressões faciais impressionantes dos personagens, a criatura tem um design bem assustador e os cenários são lindos e muito bem trabalhados.
Já na questão da performance, o jogo foi testado no PlayStation 5, onde temos os já conhecidos dois modos de gráficos: Qualidade, onde aqui o jogo roda em 4K dinâmico à 30 FPS; e o modo performance, onde o jogo roda em 1080p dinâmico à 60 FPS. Eu testei nos dois modos e gostei de ambos, nesse tipo de jogo eu gosto muito mais de priorizar a qualidade, então tudo tava muito bonito ao meu ver, sem quedas de quadros aparentemente, nem mesmo no modo performance.
Preço Acessível
Uma coisa que pode chamar bastante a atenção dos jogadores, é o preço do jogo, pois diferente dos últimos jogos que têm saído, com o preço lá nas alturas e que não entrega o conteúdo prometido, A Quiet Place: The Road Ahead vai no caminho contrário a todos eles, custando um preço acessível aos jogadores (99,90 Reais na Steam, 112,45 no Xbox e 149,50 no PlayStation) e entregando tudo aquilo que esperamos de um bom jogo de terror, assim como em um spin-off da Trilogia de Filmes.
Vale a Pena?
A Quiet Place: The Road Ahead é uma excelente experiência para aqueles que são fãs dos filmes e também para todos que querem um jogo bem assustador, te deixando apreensivo, tenso e que fará você prestar atenção em cada esquina e em cada barulho que fizer, claro que, para aqueles que querem um pouco de ação, pode se decepcionar, porque aqui o ritmo é lento e tudo tem que ser feito com cautela, assim como é feito nos filmes, então tem que se atentar a isso. A história até que é simples, porém é triste e vai prender a atenção de quem for jogar, e seu preço vai atrair bastante jogadores.
A Quiet Place: The Road Ahead está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC via Steam.
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