Durante a Gamescom Latam 2025, tivemos a oportunidade de testar A.I.L.A, o novo jogo da Pulsatrix Studio, a mesma equipe por trás de Fobia, um jogo brasileiro super elogiado que foi lançado em 2022. Neste texto, vamos compartilhar nossas primeiras impressões sobre o jogo.
A demo já começa em um momento de intensa tensão, com nosso personagem preso a uma cruz, com pregos fincados em cada uma das mãos. A Pulsatrix demonstra desde o início que não está para brincadeira, criando um clima de apreensão que deixa os jogadores ansiosos logo no começo da demonstração.
Um aspecto que já posso elogiar de imediato são os efeitos de interação de alguns objetos com o personagem, especialmente na parte inicial, quando você tenta sair da cruz. É necessário remover os pregos das mãos do protagonista, e, à medida que você segura o botão indicado, eles vão sendo retirados lentamente. Esse momento é extremamente tenso e agonizante, fazendo você sentir a dor do personagem.
Em relação aos gráficos, a Pulsatrix demonstra um excelente domínio do que a Unreal Engine 5 pode oferecer. Os itens são bem detalhados e, ao se movimentar, é possível notar os braços do personagem se movendo de maneira realista. A iluminação também foi muito bem trabalhada.
Quanto à gameplay, tudo está fluido e funciona perfeitamente; em nenhum momento percebi atrasos ou falhas de comandos. A movimentação tanto do protagonista quanto dos outros personagens está bem natural.
A demo que jogamos apresentava um quebra-cabeça para resolver, e essa é mais uma área que merece elogios. É necessário prestar atenção aos detalhes do cenário e nas informações ocultas para conseguir completar o quebra-cabeça, pois nada está ali por acaso.
Também preciso parabenizar a Pulsatrix pela tensão que conseguiram criar no jogo. A atmosfera é silenciosa, permitindo que o jogador apenas ouça os sons do ambiente, o que traz uma imersão e uma tensão significativas. Além disso, o ambiente claustrofóbico contribui ainda mais para essa experiência.
Com tudo o que pude testar, fiquei muito mais empolgado para a versão final de A.I.L.A. Essa demo mostrou que a Pulsatrix pode sim repetir o sucesso de Fobia, ou até mesmo superá-lo.
A.I.L.A ainda está em desenvolvimento e não possui uma data de lançamento prevista. No presente momento, o jogo está confirmado apenas para PCs.
Não esqueça de nos seguir nas redes sociais (todas elas como @meialuafsoco) ou nos links no topo da página, e também se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder a nossa cobertura de eventos, lives e vídeos.
Confira também outras matérias e análises em nosso site: