No Coração do Mar, história baseada no livro de Nathaniel Philbrick, narra a história de um navio em expedição no mar em busca de baleias no século XIX. Dirigido por Ron Howard (Rush, Anjos e Demônios, Apollo 13, Uma Mente Brilhante entre outros).
O que eu esparava de um filme com esse tema: cenários lindos sob o mar, ventos raivosos, ondas gigantes, uma tripulação com personagens antagonicos e carismáticos e algum grande obstáculo ao longo da narrativa. Tudo isso foi realmente tratado, o que eu não esperava seria vê-los caçando baleias, com aqueles arpões, botes e a determinação em conseguir o seu óleo natural, essencial para a sobrevivência em meados de 1850. Um filme maravilhoso para quem curte filmes náuticos e sobrevivência ao mar.
A história é verídica, uma baleia cachalote gigante afundou um barco baleeiro no Oceano Pacífico em 1820. Um tema fascinante narrado sob o ponto de vista de Thomas Nickerson (Tom Holland na infância e Brendan Gleeson na fase adulta) um pequeno marinheiro que estava na embarcação. O navio Essex, sob o comando do capitão George Pollard (Benjamin Walker), inexperiente e de família nobre, com o auxilio de Owen Chase (Chris Hemsworth) com muita experiencia no mar, mas vindo de família forasteira e menosprezada pela burguesia. É muito interessante a interação entre ambos, que não se suportam, mas aceitaram que precisam fazer o serviço juntos.
Em meio a tempestades, perseguição de baleias e barcos quebrados, o filme é bem intenso e um tanto forte, pois retrata a caça de animais, comum naquela época. Vemos cenas bem fortes de assassinato de baleias de forma impiedosa. Acompanhamos também a sobrevivência dos marujos quando o barco é afundado pela baleia e o que eles devem fazer para sobreviver. São atos medonhos e que sob a perspectiva do narrador, nem Deus os perdoaria. Através do instagram, vimos o antes e depois postado pelo ator Chris Hemsworth. Eles emagreceu muitos quilos para veracidade do papel simulando a sobrevivência no mar com recursos escassos.
Essa é uma história muito envolvente, vemos a fúria da natureza contra o homem. A baleia gigante é um ser fascinante e um obstáculo para seus caçadores. Tanto que essa história inspirou o livro Moby Dick, de Herman Melville, publicado em 1851. É um belo filme, com muitas cenas de ação, história fascinante e envolvente, um prato cheio para assistir nos cinemas, super recomendado!
Trailer:
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=E_hwdx5k5_k” width=”800″][/su_youtube]