Antstream é uma nova proposta para quem tem saudade dos jogos que marcaram época, mas a grande pergunta é: Vale a pena?
O que é e como funciona o Antstream?
Uma das maiores barreiras para o jogador casual entrar na emulação é a quantidade de configurações complexas e a jornada interminável em busca da ROM (resumidamente o arquivo do jogo) de melhor qualidade que funcione com aquele emulador que você escolheu, na melhor versão para se jogar e… enfim, acho que você entendeu. Assim, o Antstream tem o objetivo de encurtar o trabalho para que você possa se divertir com os jogos que marcaram época e pavimentaram o caminho da indústria dos games.
Acredito que a melhor comparação para entendermos o Antstream é o serviço de stream mais popular, que conhecemos como Netflix.
Assim como o Netflix, o Antstream possui um catálogo de jogos que são acessíveis por stream. Basta abrir o aplicativo, escolher o jogo e começar a jogar. Simples assim.
São mais de 1300 jogos disponíveis atualmente, com títulos de plataformas como: Snes, Amiga, Megadrive e outros.
Prós e Contras
A biblioteca do Antstream está repleta de títulos raros, e alguns que com certeza deixaram saudades, como por exemplo o Califórnia Games.
Contudo, o jogador mais exigente pode encontrar alguns probleminhas.
Controles
Não há possibilidade de configurar os controles. Esse é um problema difícil de ser resolvido. Cada sistema apresenta uma quantidade específica de botões, e cada jogo atribui funções diferentes aos botões, o que dificulta uma configuração universal. No entanto, o jogador não está no escuro, antes de iniciar cada jogo temos uma tela que exibe os controles de cada jogo.
Outro problema, menor e que pode ser resolvido mais facilmente, é um único botão para adicionar as fichas e iniciar o jogo (para jogos de Arcade).
Alguns jogos, como Night Slasher e Grow, possuem múltiplos personagens jogáveis. Por algum motivo, quando pressionamos start o jogo registra 2 inputs, e além de colocar a ficha inicia o jogo e não há tempo para selecionarmos o nosso personagem favorito. Um botão para ficha e outro para iniciar, como é feito em outros sistemas, como o Arcade Archives da Hamster Corporation, resolve o problema.
É stream
Como os jogos estão sendo transmitidos por stream, algumas complicações acompanham.
A primeira delas é um delay nos controles. Esse delay pode variar, dependendo da sua conexão com a internet. Para alguns jogos, como Fatal Fury e Art of Fighting isso pode ser um desastre para uma boa experiência.
A biblioteca é grande, mas…
Embora sejam mais de 1300 jogos, eles estão disponíveis por stream, o que gera uma primeira preocupação: O que acontece se os servidores caírem ou forem derrubados por malícia de terceiros? Dessa forma a assinatura anual é mais viável.
Outra questão com a biblioteca é que se você estiver procurando clássicos “block buster” como Power Rangers do Sega Genesis (Mega Drive) / Snes, não vai encontrar por aqui. Ainda há vários títulos que estão fora da lista. Contudo, a biblioteca do Antstream continua e continuará crescendo. Por isso, não considere rigorosamente a ausência de um jogo específico.
Conclusão
Antstream é, sem dúvida nenhuma, uma ótima solução para quem quer jogar clássicos nos consoles ou no próprio celular. A vantagem de um serviço pago é a garantia de um suporte a longo prazo, com contínuas atualizações, melhorias e muito mais. O jogador mais antigo poderá reencontrar os títulos do passado, o mais novo poderá conhecer os títulos que marcaram época. Além disso, ambos poderão ter essa vivência em um ambiente com conquistas e competições exclusivas. Antstream é uma saída interessante para a preservação dos jogos antigos, mesmo com algumas dificuldade técnicas.
Agora é com vocês!
O que acharam dessa proposta?
Um abraço e até a próxima!
Para continuar nas notícias sobre games clique aqui.
Para saber se aquele filme que você viu em cartaz vale a pena clique aqui.
Não se esqueça também de conferir nosso canal no YouTube!