No ano de 2020, os fãs de RPG de mesa presenciaram a criação do universo de Ordem Paranormal. Fundado pelo youtuber Rafael Lange, conhecido como Cellbit, atualmente o universo está entre os mais conhecidos do gênero, contando com 4 campanhas principais e 3 spin off que foram transmitidas pela plataforma Twitch e vem crescendo mais no decorrer dos anos, com histórias em quadrinhos, livro de regras e agora um jogo para computadores e consoles produzido pela Dumativa, a mesma por trás de A Lenda do Herói, chamado Enigma do Medo.
Durante a BGS 2023 tivemos a oportunidade de jogar 10 minutos de uma demo do jogo que estava disponível no estande da Nuuvem, e aqui falaremos as nossas primeiras impressões baseadas na nossa experiência.
Em “Enigma do Medo”, controlamos Mia, que parte em busca de seu pai, conhecido como Sr. Veríssimo. Ele desapareceu de repente ao partir em uma investigação. Junto a ela, teremos o fiel cachorro Lupi, o hacker Samuel Norte e Agatha Volkomenn, que a ajudarão durante a investigação. Por termos pouco tempo para testar, não foi possível conferir outros detalhes da história.
Falando da jogabilidade, o jogo mistura investigação, exploração de cenário e combate contra monstros. Infelizmente não foi possível encontrar nenhum inimigo durante a gameplay devido ao fato de ela se passar bem no início do jogo. Mas sobre a investigação, ela exige muita atenção do jogador, uma vez que muita coisa pode passar despercebida. Então, cabe a nós usarmos tudo que o jogo oferece para encontrar itens escondidos, informações em documentos e notas encontradas pelos cenários.
A exploração é outro ponto chave do jogo: muitas vezes nos deparamos com áreas em que não podemos acessar no momento em que a encontramos, sendo preciso retornar mais tarde com um item para abrir a passagem, ou acionar algum botão ou alavanca para permitir que avancemos.
A direção de arte é impecável: a Dumativa acertou em cheio ao escolher pixel art aqui. Tudo é muito bonito e bem feito, tanto nos personagens quanto no cenário, demonstrando o mais alto nível de cuidado possível.
Infelizmente pelo tempo que pudemos jogar da demo, não foi possível escutar muito da trilha sonora. Ainda assim, foi possível ter um vislumbre do som ambiente: escutar cada passo da personagem, assim como os diferentes sons emitidos em cada lugar, passando até pelo fechar de portas e gavetas. Isso melhora consideravelmente a experiência de imersão.
Sobre a dublagem, a demo estava totalmente em português e gostei de todas as vozes. Fred Mascarenhas como Samuel encaixou perfeitamente, assim como a dubladora da Agatha e também da Mia. Foi possível também ter um gostinho da voz de Guilherme Briggs na voz do Sr. Veríssimo. Já foi confirmado pelo próprio Cellbit que ele sempre foi a sua escolha para o personagem, e pudemos entender o porquê: a voz encaixa perfeitamente para personagem.
Em geral, o saldo dos poucos minutos que pudemos jogar de “Ordem Paranormal: Enigma do Medo” foram muito positivos. Para quem gosta de um survival horror com muita investigação, esse jogo promete ser um prato cheio e estou muito ansioso para ver mais sobre ele e poder jogá-lo logo do início ao fim. Ordem Paranormal: Enigma do Medo ainda não possui uma data de lançamento prevista e por enquanto a única plataforma confirmada é o PC.
Não esqueça de nos seguir nas redes sociais todas elas como @meialuafsoco ou nos links no topo da página e também se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder a nossa cobertura de evento, lives e vídeos.
Confira também outras matérias e análises em nosso site: