Sonic Superstars estava presente na BGS 2023: sem dúvida uma das grandes atrações da SEGA. Sonic é uma franquia que sempre cria grandes expectativas e com Sonic Superstars não é diferente.
Impressões do visual
Quando o assunto é o visual de algum jogo da franquia Sonic, há várias expectativas diferentes, principalmente sobre a possibilidade de adotarem um visual clássico ou continuarem com o design moderno.
Embora goste muito do visual moderno, pois favorece a percepção de velocidade e adiciona uma camada diferente de imersão específica da visão em terceira pessoa, o visual clássico tem um apelo nostálgico que favorece o aproveitamento do level design, uma camada diferente de imersão que a câmera por cima do ombro não consegue adicionar.
Sonic Superstars foca na imersão do level design, trazendo o visual clássico e adicionando o que chamamos de rim light (um contorno brilhante ao redor de um objeto, criado com shaders) que aumenta a percepção do volume das formas geométricas e embeleza todo o conteúdo.
Os personagens (Sonic, Knunckles, Amy e Tails) estão todos bem representados em seus visuais clássicos e muito bonitos, e há uma complementariedade do level design que apela para a nostalgia ao mesmo tempo que adiciona novidades ao jogo.
Impressões sobre o gameplay
Dificilmente alguém não irá associar Sonic a muita velocidade. Algo que é ainda mais característico nos jogos clássicos é a associação dessa velocidade com um level design mirabolante, com diversos caminhos para chegar ao ponto final de cada fase.
Sonic SuperStars contém esses elementos, mas escorrega um pouco no que chamamos inercia inicial.
Inercia, como sabemos, é a tendência de algum corpo permanecer como está até que alguma força atue sobre ele. Assim, inercia inicial é, coloquialmente, a inercia no início do movimento em um determinado jogo. Sonic Superstars faz uso desse elemento para que o jogador não se perca com o Sonic atingindo a velocidade máxima muito rápido. Contudo, o jogo passa um pouquinho da medida e de repente o ouriço mais rápido do mundo parece uma pedra; felizmente apenas no início do movimento.
Além disso, a demo jogada apresentou um breve delay no input, mas isso não pode ser completamente atribuído exclusivamente ao jogo. Enquanto não temos o jogo final não há como investigar se o delay é apenas uma consequência de má configuração, setup ruim ou um elemento mal trabalhado do jogo.
Tirando essas questões, Sonic Superstars parece uma proposta muito boa, com gameplay clássico e grandes novidades.
Uma novidade que vale a pena comentar é a adição de poderes ao Sonic quando conseguimos alguma esmeralda do caos. Isso por si só adiciona profundidade ao gameplay, e isso geralmente significa mais diversão.
Conclusão
Enquanto não temos a versão final, Sonic Superstars parece uma boa proposta que adota um princípio de design muito similar ao que temos visto em Super Mario ao longo dos anos. Isso de forma alguma é demérito, na verdade é uma ótima noticia.
Quer saber o que mais vimos de bom na BGS esse ano? clique aqui
Não esqueça de conferir nosso canal no youtube!
Para conferir nossas análises sobre os últimos lançamentos do cinema clique aqui.