Olá meus caros,
Tiozinho Nerd trazendo mais um filme para vocês .
Existem filmes que parecem completamente horríveis. Algumas vezes, só de olhar as primeiras cenas o publico percebe que aquele filme tinha um baixo orçamento e infelizmente quando se trata de cinema, dinheiro faz muita diferença. Mas então algo acontece, uma pequena coisinha chamada TALENTO, e aquele filme que tinha tudo para ser um completo fracasso se torna um dos filmes que entram para a historia do cinema.
Hoje vamos falar sobre a historia de cinco ladrões, dois mafiosos que queriam roubar uma joalheria e um policial infiltrado que queria prendê-los. Mas não vamos ser tão sérios. Por que não começamos assistindo os 8 debatendo o verdadeiro significado de Like a Virgin da Madonna?
- Nome: Cães de Aluguel (Reservoir Dogs)
- Ano: 1992
- Diretor: Quentin Tarantino
- Roteiro:Quentin Tarantino
- Elenco: Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen, Chris Penn , Steve Busceni e outros.
O filme literalmente começa com a seguinte frase no meio da tela escura “Vou lhe contar sobre o que é Like a Virgen”
Joe Cabot e seu filho Nice Guy Eddie estão organizando um grande assalto a uma joalheria e precisam de pessoas para isso. Com o objetivo de preservar o sigilo, Joe reúne 6 assaltantes e lhe dá codinomes; Mr White, Mr Orange, Mr Pink, Mr Blonde, Mr Blue e Mr Brown. A questão é que um deles é um policial infiltrado com a missão de prender Cabot.
O assalto dá errado, Mr Orange é baleado na fuga e os assaltantes que sobram se reúnem no galpão do ponto de encontro. E aí o filme começa: o café da manhã antes do assalto, e logo após os créditos iniciais já vemos Mr Orange gritando de dor após ser baleado. Não há cena de assalto propriamente dita (não houve verba para produzir uma boa cena de assalto a altura do filme). Mas segundo o próprio diretor isso de um toque especial ao filme.
Muita se fala sobre Tarantino e seus filmes, trazendo consigo uma grande parte de idolatria por muitos jovens aspirantes a cineastas que nasceram nos anos 80 e 90. Devido a tal idolatria há pessoas que simplesmente não gostam do diretor, não tentam nem assistir ou entender por que seus filmes atraem pessoas que o chamam de o melhor diretor de todos os tempos. Ah, só pra constar eu não sou uma dessas pessoas mas gosto muito dos seus filmes.
O diretor possui algumas marcas pessoais que fazem dos seus filmes únicos, marcas que se fazem presentes em todos os seus filmes e que de certo modo mudaram a forma de se fazer cinema. Como explicar tudo isso seria muito teórico e faria com que este post ficasse imenso, vou falar brevemente apenas sobre duas destas marcas, Diálogos e Personagens
Os personagens são cheios de emoções genuínas, até um criminoso psicótico como Mr Blonde. A forma que o diretor usa para ambientar os personagens são os longos diálogos que não possuem necessariamente relação com o enredo do filme. Mesmo sendo longos não são chatos. Em uma era que já havia edições dinâmicas, Tarantino não se importa em fazer cinema do seu jeito.
A verba inicial do filme era de US$ 30 mil. Com a entrada de Harvey Keitel na produção, a verba deu uma boa “engordada”, passando para US$ 1,5 milhões. Valor ainda baixo para os padrões cinematográficos americanos, mas nas mãos de alguém realmente talentoso isso pôde se tornar algo que para muitos críticos foi chamado de O Melhor Filme Independente Já Feito.
O filme arrecadou em torno de US$ 2,8 milhões e foi exibido nos principais festivais de cinema do mundo. Só ganhou grande destaque após a estréia do segundo filme de Tarantino, Pulp Fiction.
Cães de Aluguel é um dos melhores filmes já feitos na historia e se você não assisti-lo vai perder a chance de ver como há genialidade ate mesmo na simplicidade. Além é claro da fantástica explicação de Mr Brown (interpretado pelo próprio Tarantino) sobre o verdadeiro significado de Like a Virgin da Madonna.
Eu amo esse filme. Sem dúvida, este filme é catapultada para a fama por directo reconhecido como críticos aplaudiram e até mesmo seus dias é considerado um filme de culto, no entanto nas bilheterias não foi bem assim. Dois itens que caracterizam muito é a participação de Buscemi e, claro, o diálogo banal, em que os personagens masculinos estão engajados. Great!