A emulação de Android nos PCs, usando Bluestacks ou outro software, não é mais novidade há algum tempo, e tem sido uma ótima solução para diversos gamers casuais mundo afora para que possam jogar seu jogo mobile favorito sem ficarem presos aos recursos de seu aparelho mobile, muitas vezes inferiores aos do próprio PC.
Dentre as diversas opções para emulação de Android, o BlueStacks já vem se destacando há algum tempo, e apesar de demonstrar exigência sobre os recursos necessários, o resultado entregue é sempre satisfatório.
Veremos agora, então, se a quinta versão continua proporcionando resultados tão satisfatórios.
AS CONDIÇÕES DE ANÁLISE DO BLUESTACKS 5
A versão recebida foi a 5.0 (versão Beta), portanto bugs já são esperados e certamente haverão as correções necessárias.
O emulador foi testado em um PC com processador Intel i5, vídeo GeForce GTX 1050 Ti e 8GB RAM (configuração equivalente ao mínimo necessário para rodar Resident Evil Village). O consumo de memória foi definido em alto (4GB) e o uso do processador em médio (2 cores), como condições de ambiente comum de usabilidade. Os jogos usados para testar o BlueStacks 5 foram: Final Fantasy Brave Exvius, Dragonball Z Dokkan Battle, Dragonball Legends, Saint Seiya: Awakening, entre outros.
OS PROBLEMAS ENCONTRADOS
Dentro das condições usadas para a análise, algumas situações ruins foram encontradas no primeiro momento. Em dados momentos após os processos de loading o emulador apresentou instabilidade, “crashando” repetidas vezes após fechar o emulador e tentar abri-lo novamente. Tal problema se dava de forma recorrente, sendo necessário iniciar o emulador diversas vezes até que houvesse estabilidade para o uso, ou, em casos extremos, o problema só era resolvido reiniciando o PC.
Além disso também houve considerável instabilidade nos primeiros minutos após o carregamento do jogo, dificultando a navegação.
O modo tela inteira usando F11 apresentou problemas de estabilidade.
A EXPERIÊNCIA GERAL COM O BLUESTACKS 5
Contudo, mesmo apresentando problemas, o BlueStacks 5 entregou resultados bem satisfatórios de gameplay.
Foi notória a fidelidade gráfica de nível excelente, com ótima resolução e renderização dos elementos visuais, sem nenhum bug sonoro ou problema parecido.
Os recursos de controle e interface de gameplay próprios do BlueStacks 5 certamente visam entregar a melhor experiência possível ao usuário, e em muito favoreceram a imersão.
Além disso, a própria interface do BlueStacks agora está mais enxuta e com ícones menores, mantendo as informações essenciais onde o player pode encontrar com facilidade, e trouxe um padrão de configuração mais objetivo e simplificado.
CONCLUSÃO
BlueStacks 5 continua sendo um ótimo emulador para Android, com carregamento mais rápido que proporciona uma ótima experiência de gameplay. Ainda assim, mantém a fidelidade visual e sonora, com controles customizáveis e acessíveis. Só nos resta aguardar a resolução da instabilidade apresentada na versão beta.
Não deixe de acessar outras notícias em nosso site sobre o mundo dos games e da cultura pop.