Battletoads é uma franquia de jogos de ação do estilo “briga de rua” que surgiu no início dos anos noventa e nos apresentava pela primeira vez a aventura dos três irmãos sapos enfrentando a maligna Dark Queen. Desenvolvido pela Rare, Virgin Iteractive e Ultimate Play The Game, teve seu último título lançado para os arcades em 1994. Agora, Zits, Rash e Pimple estão retornando ao mundo dos games. Será que eles conseguirão novamente a fama tão almejada por Rash, ou serão esquecidos de uma vez por todas?
APRESENTAÇÃO
Battletoads (2020) é um titulo que tem como proposta um reboot de uma franquia que não vê a luz há mais de vinte anos, elaborado e desenvolvido por Dlala Studios com participação da Rare.
Após 26 anos preso em um mundo de fantasia, Zits, o líder, Rash, o de óculos de sol e Pimple, o brutamontes, são libertados e ao encararem o mundo real percebem uma triste realidade: os três heróis de outrora agora são apenas três sapos completamente desconhecidos.
O que fazer diante dessa triste realidade? Salvar o mundo novamente, e para isso eles devem primeiro reencontrar a Dark Queen.
O Plot de Battletoads é praticamente uma “história de si mesmo”. O último título de Battletoads foi lançado há vinte e seis anos e esteve todo esse tempo preso nas “memórias dos arcades daquela época”. Agora, tantos anos depois, ir atrás da velha fórmula (talvez) possa ser a salvação deste título, mas consciente da época e de si mesmo, percebe que não há como repetir essa fórmula exatamente como no passado. Além disso, por estarem agora no “mundo real”, aponta para o fato de que pela primeira vez estamos conhecendo os três sapos como eles são.
Cada personagem possui características visuais e personalidades muito bem definidas. A única homogeneidade aqui está nos controles.
Com um visual mais cartunesco, Battletoads é bem humorado e pateta, não tendo a pretensão de se levar a sério. E mesmo que suas piadas não funcionem bem no começo, conforme o jogo avança vamos nos divertindo mais e mais com toda a galhofa.
GAMEPLAY
Com um level design impressionante, Battletoads se esforça para manter o jogador entretido o tempo todo e o faz com maestria. A diversidade de cenários e modos de jogo que ele apresenta é fora do comum para jogos do gênero. Ele se aventura do clássico estilo de briga de rua ao “bullet hell”, com capítulos compostos apenas por mini games bem desafiadores.
A dificuldade do jogo é alta, mas nada comparado aos seus predecessores. Battletoads dá diversas chances ao jogador, ninguém morre definitivamente aqui. Com três personagens jogáveis, podemos escolher qual deles usar em batalha e, caso o jogador morra usando um deles, no mesmo instante é trocado o personagem controlado e o anterior entra em um cooldown. Se você é hábil o suficiente, em pouco tempo estará com seu personagem de volta e assim por diante.
As batalhas em Battletoads são bem divertidas, desafiadoras e recompensadoras. O jogador tem a possibilidade de usar os comandos disponíveis de acordo com a sua criatividade e criar combos com contagem de hits enormes que leva em consideração todos os personagens que estão apanhando, como já visto em outros jogos do gênero.
Mas nem tudo são flores: trazendo apenas um co-op de sofá, Battletoads comete uma falha muito grande. No momento em que nossa sociedade se encontra, levando em consideração outros jogos e o cenário pandêmico, é quase inaceitável a falta de um co-op online.
No momento, o que podemos fazer é aguardar e manter a esperança de que um cooperativo online seja implementado em breve.
Algo que poderia ter no jogo, já que estamos falando de coisas que ele não tem, é uma referência ao seu legado. Talvez adicionando, no mínimo, um visual ou design de personagens “retro” como opção. Contudo, é compreensível que não tenha por ser um tipo de reboot da série.
TRILHA SONORA
A trilha sonora de Battletoads é divertida e ajuda o jogador a manter-se focado na ação diante de si. Além disso também conta com referências de sua trilha original com um outro remix.
A dublagem do jogo pode não agradar no primeiro momento, mas é algo que com tempo de jogo e o carisma dos personagens conseguimos nos acostumar e, quando menos percebemos, estamos relacionando as vozes aos personagens como se fosse algo de longa data.
No restante, os efeitos sonoros cumprem seu papel como esperado, complementando a ação sem distrair o jogador ou sem gerar algum tipo de desconforto.
CONCLUSÃO
Battletoads (2020) é um jogo muito divertido, galhofa, curto, mas com um alto fator de replay devido aos desafios de encontrar coletáveis e um leve incentivo ao speed run. Falha levemente em não trazer opções nostálgicas, apesar de ser um reboot, mas falha gravemente por não apresentar um co-op online. Contudo é um jogo que vale a pena ser conferido: os sapos estão de volta e voltaram com tudo, um resultado bem melhor do que o esperado.