Veja 11 dicas para novos donos de PlayStation 4

Mesmo com a nova geração prometida para o final do ano, o PS4 ainda tem muitos lançamentos e uma biblioteca de jogos de alta qualidade que garante diversão por muito tempo.

1)    Botão Share

Use o botão SHARE no controle sem fio DualShock 4 para capturar e salvar imagens e videoclipes e fazer uploads para suas redes sociais. O PS4 grava automaticamente os últimos 15 minutos de jogo para que você possa sempre voltar e captar um momento épico que você acabou de viver para compartilhar com todo o mundo. Basta clicar no botão Share para salvar seu gameplay.

2)    Editor de vídeos ShareFactory

O SHAREfactory, aplicativo de edição de vídeo para PS4, facilita a personalização de seus vídeos de gameplay diretamente do sistema do console.

O aplicativo está disponível para download gratuito na PlayStation Store. Você pode combinar, personalizar e compartilhar as imagens de seus jogos favoritos com seus próprios comentários, trilha sonora, temas, adesivos, texto e até mesmo um vídeo picture-in-picture usando a PlayStation Camera.

Depois de criar sua cena perfeita, poste-a diretamente em seu perfil do Facebook usando o botão Share ou salve-a em um drive USB e compartilhe seu vídeo com todo mundo.

3)    Share Play

Disponível para os assinantes da PS Plus, o Share Play permite que você jogue seus jogos favoritos com seus amigos onde quer que eles estejam no mundo, mesmo que eles não tenham uma cópia do jogo.

O Share Play permite que um amigo que possui um console PS4 veja o seu jogo, assuma os controles para experimentá-lo e até participar de uma partida multiplayer local e jogar em parceria ou contra você como o segundo jogador.

Basta pressionar e segurar o botão SHARE e escolher “Iniciar Share Play”. 

4)    Menu Rápido

Mantenha pressionado o botão PS para exibir o “Menu Rápido” personalizável.

Aqui, você pode acessar configurações úteis, como notificações do sistema, lista de amigos, configurações de som e dispositivo, opções de energia e reinicialização e muito mais.

5)    Suspender/Continuar

Suspender/Continuar permite que os usuários do PS4 entrem e saiam facilmente de seus jogos. Basta pegar o seu controle sem fio DualShock 4, apertar o botão PS e voltar para a ação.

Quando chegar a hora de dar uma pausa no jogo, é só colocar seu PS4 no modo de repouso e, quando você ligar na próxima vez, começará o jogo de onde parou.

Essa função permite que você dedique menos tempo a entrar nos seus jogos e mais tempo jogando.

6)    Suporte Externo HDD

Se você procura por mais espaço de armazenamento de jogos e aplicativos no console, você tem a opção de armazenar conteúdo em uma unidade de disco rígido externa (HDD). Basta conectar um HDD USB 3.0 ao seu PS4 e agora você tem mais espaço no console.

7)    Temas Customizados

Você pode definir sua captura de tela favorita no jogo como a imagem de plano de fundo da tela inicial do PS4. Vá para Configurações de Temas e Selecionar tema e então em Personalizar e selecione uma imagem salva no seu sistema PS4 ou de um dispositivo de armazenamento USB.

8)    Suporte HDR

Se você tiver uma TV com suporte a HDR (High Dynamic Range), ative esse recurso no sistema PS4.

É bem simples: basta ir até Configurações à Som e tela àConfigurações de saída de vídeo à HDR e clicando em “Automático”.

HDR é uma tecnologia de exibição de imagem que pode gerar cores mais vivas e dinâmicas, pretos mais profundos e destaques brilhantes, deixando seus jogos favoritos ainda mais incríveis.

9)    Gerenciamento de Tempo de Jogo

Para os pais que querem gerenciar o tempo que seus filhos jogam, é fácil usar o Gerenciamento de Tempo de Jogo no PS4. Para ativar a função, vá até Configurações em Controles parentais e em Gerenciamento da família ou acesse sua conta na PlayStation Network pelo seu navegador da web para verificar e gerir o tempo de jogo do seu filho todos os dias. O recurso permite que você:

  • Aplique restrições de tempo de jogo para garantir que a criança esteja jogando apenas por um determinado período de tempo.
  • Forneça notificações ao seu filho durante o jogo para que ele saiba quando deve salvá-lo e sair. Você tem a opção de adicionar mais tempo de jogo através do seu smartphone ou PC.
  • Tenha uma opção para automaticamente desconectar a criança de sua conta depois que o tempo de jogo terminar.

10) Opções de Acessibilidade

O PS4 possui vários recursos amigáveis para acessibilidade. As opções incluem legendas, textos ampliados, fontes em negrito, interface de contraste mais alto, zoom para imagens exibidas, cores invertidas na tela e muito mais.

Os usuários também poderão reatribuir os botões do DualShock 4, facilitando a utilização por usuários com destreza manual limitada ou alcance e resistência limitados.

Para acessá-lo, vá para Configurações e em Acessibilidade e personalize as configurações de acordo com sua preferência.

11)  Ligar PS4 e TV ao mesmo tempo

Para os usuários que possuem televisores SONY é possível configurar o PlayStation para ligar ao mesmo tempo do aparelho de TV. Vá em Configurações à Sistema e depois selecione a opção Habilitar link de dispositivo HDMI.

Em alguns modelos a conexão permite que os menus do PS4 sejam controlados pelo controle remoto da TV, útil para assistir à sua plataforma de vídeo preferida. 
E em televisores de outras marcas procure por algo como HDMI-CEC que é o nome da tecnologia para saber se ele é compatível com esse tipo de função, mas as marcas costumam dar outros nomes como na LG é Simplink, na Samsung é Anynet+, na Philips é Easylink etc.

Com essas dicas você pode aproveitar melhor o seu console com as facilidades e recursos que ele possui.