Co diretor da série prometeu novidades em entrevista
Segundo Anthony Newman, em entrevista a Game Spot as animações dos inimigos e de Ellie serão controladas por um novo sistema de inteligência artificial que deixará as interações mais reais e plásticas.
“Esta é a tecnologia para personagens se movimentarem entre espaços correndo, pulando, andando, esse tipo de coisa. Em todos nossos jogos anteriores havia uma máquina que dizia: ‘Faça uma animação de corrida. Então faça uma animação de virada à esquerda. Então faça uma animação de virada à direita’. O jeito que o sistema de movimentação trabalha é pegando esta gama de animações, centenas e centenas de animações, e as dividindo em pequenos pedaços. Quando você define o caminho que o personagem ou o inimigo toma, ao invés de dizer: ‘Faça isto ou faça aquilo’, o sistema olha para as opções de animações, acha as mais apropriadas para o caminho que se tomou, e as mistura ‘quadro-por-quadro’.”
A mudança proposta é que esta inteligência artificial irá definir a maneira da movimentação e reação de acordo com o ambiente a sua volta, em um ambiente aberto o personagem terá mais espaço para a animação, em um ambiente fechado, como um corredor por exemplo, as animações serão diferentes, sempre de acordo com a ambientação.
Segundo o diretor, os aprimoramentos não serão somente aplicados na Ellie e nos NPCs, cavalos, cachorros e outros animais também estarão com uma movimentação mais realista.
Mudanças em relação a inteligência artificial de combate também foram anunciadas, os inimigos poderão se esconder, irão te procurar com mais eficácia e o dano causado pelos tiros dos npcs será equivalente ao dano que causamos neles.
“Quando o seu companheiro dá um tiro no inimigo, o dano causado é o mesmo dano que o próprio jogador causaria.”
The Last of Us 2 chega exclusivamente para o PS4 em 21 de fevereiro de 2020.