Damon Baker dedicou mais de 12 anos da sua vida à Nintendo, trabalhando na empresa até eventualmente chegar ao cargo de Diretor de Relações Externas, tendo como principal função a de administrar as relações da empresa com várias desenvolvedoras Third-Parties. É dele, inclusive, a façanha de aproximar o Nintendo Switch dos desenvolvedores indies e trazer as várias parcerias com third-parties anunciadas no lançamento do console. E em 21 de Dezembro do ano passado, ele anunciou sua saída da Nintendo. Em sua despedida, Damon deixou agradecimentos e fez questão de avisar que ainda ficaríamos sabendo dele. Promessa cumprida.
O ex-diretor de relações da Nintendo anunciou nesta segunda (28), em seu Twitter, que estará se juntando à concorrente Microsoft, como novo chefe de Portfolio para a divisão de Xbox da empresa, o que significa que é sua função avaliar conteúdo de second-parties e third-parties que chegam ao Xbox, atribuições bem similares às do seu trabalho anterior.
Hey all, overdue news to share. Been soaking up knowledge this last month as the new Head of Portfolio for #Xbox! Honored and excited to help evaluate all 2nd/3rd party content towards our strategy. Big thanks to @iocat @aarongreenberg @XboxP3 and team. The future looks amazing! pic.twitter.com/isqylqnBGk
— Damon Baker (@DWBakes) 28 de janeiro de 2019
“Olá a todos, tenho algumas notícias atrasadas pra compartilhar. Tenho absorvido conhecimento neste último mês como novo Chefe de Portfolio no #Xbox! Estou honrado e animado para ajudar a avaliar todos os conteúdos de second/third party pela frente. Agradeço aos diretores e equipe da Microsoft e Xbox. O futuro parece maravilhoso!”
Damon vai exercer um papel fundamental na Microsoft, ajudando a montar uma base de novos jogos – tanto para esta, quanto para a próxima geração de consoles da empresa. Pode se dizer que a contratação de Damon Baker pela Microsoft é mais uma da grande sequências de acertos que a empresa vem fazendo ultimamente, desde o advento do game pass à compra do estúdio Ninja Theory.
Quanto à Nintendo, é possível ver o legado que Damon deixou na empresa na grande remessa de jogos indies que o Nintendo Switch vem recebendo, e no fato de que a plataforma já se tornou o destino favorito dos desenvolvedores independentes, seja pelo seu dev kit mais eficaz, seja pela atenção e suporte que recebem.