Depois de 13 anos esperando, finalmente joguei KotOR!
Seja por falta de um computador adequado ou por falta de tempo, eu sempre adiei a minha experiência com KotOR. Entretanto esse ano as duas limitações se conciliaram e, através da NUUVEM (lojas de games em mídia digital), consegui me deliciar com um jogo do Star Wars sem igual.
Por ser mais simples de comentar, ainda mais sendo um jogo antigo, lançado em 2003 pela BioWare, vou começar falando das mecânicas e do visual. O game é um RPG todo baseado nas regras do jogo de mesa do Star Wars, uma adaptação de Dungeons & Dragons, de modo que se constrói cada personagem minunciosamente, escolhendo suas características, habilidades, poderes e afins. Para quem não está acostumado, KotOR possui a opção dessas seleções serem automáticas e o jogador utilizar personagens pré-estabelecidos. Tanto para combates, quanto para utilização de qualquer habilidade, é utilizado um sistema randômico, como se fosse o rolar dos dados num RPG de mesa, o que é muito satisfatório para quem gosta desse gênero. Além disso, o jogo ainda permite que o jogador escolha as repostas do protagonista em cada um dos diálogos. Tais respostas além do efeito básico de continuar a narrativa ainda influenciam no enredo, já que a personagem principal vai se aproximando do lado da luz, com atitudes altruístas, ou do lado negro, sendo mais egoísta.
Um ponto negativo, devido à idade do jogo, é a movimentação dos personagens. Diversos momentos, o personagem sendo controlado ficava travado numa quina ou num corredor pelos outros membros do grupo, que não podiam ser atravessados e nem se moviam por conta própria por eu não ter me afastado o suficiente deles. Nesses casos tive de controlar um a um para abrir caminho. Outra coisa que senti falta é a capacidade de viajar rápido entre dois pontos conhecidos do mapa, principalmente quando correr pelo deserto de Tattoine pode se tornar extremamente tediosos, uma vez que nem inimigos são encontrados com frequência.
No estilo “mundo aberto”, Kights of the old Republic dá liberdade para viajar através de diversos planetas, além explorar cada cidade buscando missões paralelas para ganhar mais experiência, dinheiro ou, simplesmente, aprofundar o enredo.
Já nas questões visuais, bem… é Star Wars. Mesmo sendo um jogo com mais de dez anos, é interessante ver como os gráficos se sustentaram bem, permitindo expressões faciais, alteração real do visual de cada personagem ao se trocar os equipamentos. Gostei bastante também da questão visual das lutas corpo-a-corpo, seja com espadas, bastões ou sabres-de-luz. Não são apenas movimentos perdidos e sem sentido, mas cheios de coreografias, com direitos a pulos e até chutes.
Apesar de um pouco “feios” pela época, as habilidades Jedi/Sith também são bem visuais, principalmente o furação de força e os raios.
KotOR, com mencionado até agora, já seria um jogo muito bom e recomendado, mas o seu maior valor ainda está em outro lugar. No enredo!
A história do jogo, mesmo para os que não são grandes fãs da franquia, é extremamente envolvente e as personagens aprofundadas com grande qualidade. Conversas com companheiros de viagem, extremamente carismáticos, são possíveis, nas quais eles contam seus passados e dão suas opiniões pessoais sobre os acontecimentos recentes, inclusive mostrando sua inclinação para o lado negro ou da luz. Além disso, essas personagens, junto com viventes de cada lugar, aprofundam bastante o enredo dos planetas visitados, podendo entender melhor como funcionam suas políticas e também suas funções na galáxia como um todo, seja em tempos de guerra ou de paz.
Essas descrições são um prato ainda mais delicioso para fãs de Star Wars. KotOR dá diversos pontos extras para o mundo criado por G.Lucas. Um dos que mais me chamou a atenção, além de contato com raças não mostradas nos filmes, foi entender melhor a sociedade e religião do Povo da Areia, me dando direito até a uma lenda de criação do mundo, algo que foi possível somente por eu jogar com um personagem “bom”, pois ainda teria a opção de acabar com todos eles antes mesmo de se estabelecer qualquer comunicação.
Essas variedades de “caminhos” a serem seguidos dão um fator muito legal de replay já que, para ver os diferentes finais, é necessário jogar ao menos duas vezes, aumentando a vida útil do jogo.
Em fim, por ser um fã de carteirinha de Star Wars e de RPGs, não poderia deixar de recomendar essa bela obra, deixando claro novamente que KotOR envelheceu muito bem e não há problema nenhum para ser jogado hoje em dia. Basta um pouco de paciência durante algumas caminhadas e também no momento de configurar o game pela primeira vez (recomendo jogar em modo janela).
Deixo aqui o link para o jogo na NUUVEM e se usarem o cupom MEIALUANANUUVEM ainda terão mais 10% de desconto nessa compra ou qualquer outra!
http://www.nuuvem.com/item/star-wars-knights-of-the-old-republic-mac?utm_source=meialua&utm_campaign=review-star-wars&utm_medium=blog
Fiquem com o trailer e um grande abraço e que a força esteja com vocês!
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